Na primeira parte desse artigo falei sobre os preparativos. Então, você já estudou os recursos da sua câmera, escolheu a modelo, escolheu o cenário, já sabe sobre o melhor horário, conseguiu make e cabelo, e um bom figurino para fotografar correto?

Vamos então para a “prática”.

Você agora está preparado para seu primeiro ensaio fotográfico, mas lembre-se, vc está iniciando. Não exija muito de si mesmo. Dirigir uma pessoa não é tão simples. Mas vou falar um pouco disso aqui.

Lembra que falei no início que normalmente se inicia um ensaio a tarde por volta das 14 ou 15 horas, por conta do tempo que você precisa fotografar para obter uma quantidade boa de fotografia? Pois bem, nesse horário, no verão, a presença do sol vai impedir que você faça boas fotos. Mas se estiver em um cenário arborizado, lembre-se, corra para a sombra.

Posicionando a modelo: Não basta colocar  a modelo na sombra. Você precisa tomar muitas decisões antes de dá o primeiro click.

1º: Decida a posição que ela vai ficar. Pode ser a contra luz por exemplo. Ou a 45º do sol, ou 90º, ou frontal a luz do sol, ou recorte. A posição da modelo vai definir como você quer que a luz chegue nela. Lembrando que o sol não está batendo diretamente nela, pois está na sombra. Abaixo uma imagem com luz suave, na sombra e imagens com a modelo em diferente direções da luz.

 

Notaram a posição das modelos em relação a luz? Todas as fotos acima mostradas foram feitas em um lugar arborizado e com luz natural. Obviamente que você não vai deixar a modelo em uma posição de 45º em relação a luz em todas as fotos. Você tem a liberdade de mudar para outros pontos como 90º, frontal, recorte…Você tem liberdade para criar, mas lembre-se, disciplina é importante. Agora que você já sabe a posição da modelo em relação a luz, comece a observar. Observar é crucial na fotografia. Veja onde a luz tá batendo. Qual efeito que ela causa na modelo ou na cena. Veja a cor da luz, sua potência etc…

Na próxima dica vou falar de composição. Espero que tenham gostado. Façam suas perguntas, que terei prazer em responder