Iniciando os Preparativos

Você que tem uma câmera compacta em casa, ou acabou de comprar um celular com uma câmera embutida de 12mp, ou quem sabe ganhou de presente aquele iphone e quer explorar o máximo dos seus recursos fotográficos, vamos iniciar uma série de aulas para que você possa fazer fotos profissionais, com um simples Celular, tablete, ou compacta.

Então vamos lá.

Passo 1: Conhecendo meu equipamento: Nem pense em sair para fotografar esperando bons resultados sem antes conhecer todos os recursos disponíveis do seu equipamento fotográfico. (Celular, tablet  ou compacta). “Jefferson, eu não conheço os recursos que vejo no meu equipamento e não veio com nenhum manual” Meu amigo(a) Vá no youtube e escreva tudo que não estiver entendendo sobre seu equipamento e terá respostas. Agora que você já conhece os recursos disponíveis do seu equipamento e sabe como usa-lo, é hora de irmos para o próximo passo.

Passo 2: A escolha da pessoa (modelo) que quer fotografar. Se você está iniciando na fotografia amadora todo cuidado é pouco na hora de fazer escolhas. Escolha uma mulher. “Mas ai você pergunta, porquê uma mulher? Não posso fotografar um homem?” Claro que pode. Mas lembre-se, é seu primeiro ensaio. Mulheres são mais descontraídas, gostam mais de serem fotografadas, e tem bem mais jeito para fotos. Isso vale também para crianças de 10 anos para cima que já se deixam ser dirigidas. Hoje é fácil de encontrar mulheres lindas querendo ser fotografadas. O perfil inicial deve ser uma mulher de estatura média, dentro do peso normal, nem muito magra, nem muito gorda, pele clara, e que tenha uma beleza externa agradável. Ter a pele clara é importante para o inicio, pois uma pele clara absorve menos luz que uma pele escura. Dependendo da quantidade de luz do ambiente que está fotografando, sendo uma pele clara, vai requerer da sua câmera um ISO mais baixo, evitando assim ruídos indesejáveis. Vamos falar sobre ISO mais pra frente. Mais ai você pergunta: “Jefferson, fotografar minha tia? Ela não está exatamente dentro do perfil que você aconselhou a iniciar.” Pode sim, mas deixe pra fazer isso quando você já estiver mais prático, pois ao final da série, já estará pronto(a) para saber valorizar a beleza da sua tia e fazer ela parecer mais bonita nas fotos. Ficou claro porque vocês devem focar nesse perfil de mulher?

Passo 3: Escolhendo o cenário. Já pensou onde vai fazer sua sessão fotográfica com a modelo? A sugestão é procurar uma lugar calmo, seguro e arborizado. O movimento de muita gente perto de onde você vai fotografar não é bom. Barulho atrapalha a concentração, impedindo que você pense antes de fotografar. Vou falar sobre “Pensar antes de fotografar” mais pra frente. Hoje não existe mais lugar seguro, mas o que eu quero dizer, é que deve ser um lugar onde seja difícil ladrão levar o seu lindo objeto de fotografar. Antes de decidi sobre o cenário, converse com as pessoas q frequentam aquele local para ver se tem incidência de roubo. E por fim, arborizado, pois o verde é algo agradável aos olhos e também as árvores servem como objeto de composição. Sobre composição, vou falar mais pra frente. Posso sugerir alguns lugares. Parques, sítios, fazendas, são algumas opções interessantes.

Passo 4: Qual o melhor horário para começar a fotografar: Alvorecer ou entardecer são os melhores momentos para fotos por conta da luz mais quente(amarela), com menor contraste, menor brilho e menor potência. Oferecendo assim uma imagem mais rica. Mas acontece que esse período é muito curto para uma sessão fotográfica. Então temos que nos virar para ter pelo menos 2 horas de ensaio. Então se você quer  iniciar um ensaio ás 14 ou 15 ou até 16 horas sem ser prejudicado pela luz, é fácil. Procure um cenário onde tenham árvores altas façam sombras e comece a fotografar nessa área. Lá o sol vai bater nas folhas e trazer a você uma sombra suave e muito gostosa de fotografar. Em alguns casos você terá também uma luz mais homogênea. Se quiser fotografar pela manhã, siga o mesmo passo. Sombras quando o sol começar a incomodar. Não use lugares fechados onde o sol não chega. Mesmo na sombra das árvores a luz do sol vai chegar com uma  potência adequada para você fotografar.

Passo 5: O dia de fotografar. Obviamente que sua modelo escolhida precisa está perfeitamente produzida, afinal a produção é parte fundamental da fotografia. Então pra evitar de você gastar, procure aquela amiga que faz maquiagem e cabelo, converse com ela sobre o seu projeto e peça ajuda. Se ela aceitar, você já tem uma profissional para deixar mais linda sua modelo. Depois é hora do figurino. Mulheres em sua maioria se vestem bem e tem lindas roupas no seu guarda roupa. Por questão de economia, use o figurino disponível no guarda roupa dela. Quero só fazer uma observação. Se vai para um lugar arborizado, priorize roupas sem estampa, ou com o mínimo possível. Evite tons verdes, pois as folhas das árvores já tem essa cor. Depois de totalmente produzida, é hora de sair para fotografar, mas sobre esse assunto, vou falar no próximo artigo. Se gostaram, comentam, façam perguntas que responderemos com prazer.